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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Variante da BR–381 é licitada. Trecho de 45 km vai substituir estrada perigosa e ligar São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era

Prometida há anos para reduzir as curvas da BR–381, a Variante do Rio Santa Bárbara teve o seu anteprojeto licitado. A homologação da empresa vencedora deve ser publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) até o fim deste mês. A construtora vai elaborar os estudos preliminares para a construção do novo traçado, que ligará as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era, ambas na região Central de Minas.

A variante é uma das principais reivindicações dos motoristas que se arriscam pela BR–381, conhecida como Rodovia da Morte, por causa do perigoso trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, também na região Central. O novo trajeto será um caminho alternativo para quem segue no sentido Ipatinga, no Vale do Aço, eliminando a passagem por João Monlevade, repleta de curvas. O caminho ficará 9 km mais curto. A estrada atual, que passa por obras de revitalização, continuará sendo utilizada para acessar a BR–262, no sentido Espírito Santo.

Apesar de sua importância, a variante ficou de fora da primeira rodada de licitação para a duplicação da BR–381, há um ano. Agora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está em processo de contratação da empresa que vai elaborar o anteprojeto de engenharia e estudos preliminares para a implantação de pista dupla, pavimentação e túneis do novo traçado com 45 km de extensão.

“Essa variante nunca havia sido licitada, apesar de ser uma demanda antiga. Com o anteprojeto, o Dnit vai poder definir o preço da obra e licitar. Esse traçado é uma das grandes melhorias e inovações da BR–381, porque elimina toda a sinuosidade e o aclive acentuado”, explicou Cláudio Veras, que é consultor do Movimento Nova 381 – criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para acompanhar o desenvolvimento da obra de duplicação.

O aposentado Sebastião Robson Alves, 59, mora em Itabira e conhece bem o trecho. “Qualquer coisa que for feita na BR–381 é benéfica. Esse pedaço por Monlevade é supercrítico, com muitas curvas sinuosas. Conheço muita gente que faz um desvio por Itabira para chegar a Nova Era por causa do risco”.

Vencedor
Proposta. Na licitação finalizada em 25 de setembro, a Astec Engenharia, de São José do Rio Preto (SP), apresentou a melhor proposta para o anteprojeto, com um lance de R$ 3,5 milhões.

Rodovia tem seis acidentes todos os dias

Enquanto as obras de duplicação acontecem, os acidentes na BR–381 continuam a ocorrer. No primeiro semestre deste ano, foram, em média, seis colisões por dia no trecho entre a capital e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A previsão é que os trabalhos na estrada sejam concluídos, no mínimo, em 2018.

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