Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Prefeito do Prata Fernando Rolla (PSDB) é eleito presidente do Consmepi e seu vice-presidente é o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT).

O prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (PSDB), foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Médio Piracicaba (Consmepi). Seu vice-presidente é o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT).
 
A eleição foi realizada sexta-feira, no Centro Cultural de São Gonçalo. Além de presidente e vice, também foram eleitos os cinco membros do conselho fiscal do Consmepi: os prefeitos de Barão de Cocais, Armando Verdolin Brandão (PSDB), Bela Vista de Minas, Wilber José (DEM), João Monlevade, Teófilo Torres (PSDB), Rio Piracicaba, Gentil Alves Costa (PSDB), e de Santa Bárbara, Leris Felisberto Braga (PRB).
A princípio, a reunião seria realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), em João Monlevade. Entretanto, uma reunião de mobilização do PSDB em São Gonçalo do Rio Abaixo, a favor da candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência, fez com que a Amepi mudasse o local da eleição, para que os prefeitos pudessem prestigiar o evento.
Logo no início da reunião, Fernando Rolla se proclamou candidato a presidente do consórcio. O prefeito de São Domingos do Prata preside a Amepi até o fim deste ano, e argumentou que poderia assumir a presidência do Consmepi em 2015.
A seu favor, ele alegou que acompanhou de perto todo o processo sobre a transferência dos ativos da iluminação, que, a partir de janeiro, serão responsabilidade dos municípios e não mais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Ao colocar seu nome em votação, Fernando Rolla foi aclamado pelos prefeitos de todas as cidades que estão consorciadas: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo e São José do Goiabal.
Os municípios de Dionísio e Nova União também farão parte do consórcio, mas entraram por adesão. Os dois municípios tiveram dificuldades em aprovar em suas câmaras municipais os projetos de lei, que permitem a entrada no Consmepi. Nas duas cidades, o projeto foi aprovado após o prazo para que os municípios fossem incluídos no protocolo de intenção de instituição do consórcio.
O Consmepi tem personalidade de direito público. O objetivo do consórcio é realizar gestão associada de serviços públicos nas áreas de saneamento básico, planejamento, meio ambiente, recursos hídricos, habitação, infraestrutura, assistência técnica, treinamento e pesquisa, motomecanização, iluminação pública, educação, cultura, turismo e inspeção de produtos animais e vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...