Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo pagará produtor que preservar nascentes

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vai remunerar produtores rurais que protegem as nascentes do município. Os donos de propriedades rurais devidamente cadastrados,que tiveram suas áreas georeferenciadas até o dia 15 de outubro, receberão obenefício em dezembro.

No total serão remunerados, anualmente, 77 produtores pelo cercamento de 242 nascentes que também terão plantadas mudas de espécies nativas em seus entornos. A remuneração será feita por unidade de nascente e também pela área cercada ao redor da mesma. O valor investido será em torno de R$ 300 mil provenientes do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental do município.

O pagamento por serviços ambientais é uma forma eficiente de incentivar a preservação ambiental, uma vez que concilia atividades de preservação com geração de renda,principalmente no meio rural onde, geralmente, a manutenção de áreas preservadas é encarada como prejuízo pelos produtores que tem sua área produtiva diminuída por reserva legal e de preservação permanente.



Para que o produtor receba o benefício, as nascentes devem estar cercadas e passar porvistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ele também deve assinar umtermo se comprometendo em manter a área preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...