Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Memorial Padre João colocará São Gonçalo do Rio Abaixo no roteiro do turismo religioso

No alto do bairro Patrimônio em São Gonçalo do Rio Abaixo já se pode avistar parte do “Memorial do Padre João” que é construído em homenagem ao Cônego João José Marques Guimarães. Depois de pronto, o local promete ser atrativo turístico, tornando-se local de peregrinação, pagamentos de promessas e penitências feitas ao padre “milagreiro”.


A primeira etapa da obra, que deve ser concluída em 60 dias, constitui na construção da base de concreto de quatro metros, que sustentará a estátua do padre com 16 metros, totalizando num monumento com 20 metros de altura, que está sendo modelado em concreto pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, o Ceará.

Já na segunda etapa, prevista para começar neste ano, será construída uma praça no entorno da estátua, com prédio que abrigará espaço para exposição dos pertences do Padre João, sala para aulas de música, sala administrativa, entre outros. Nesta etapa também será construída uma escadaria que dará acesso ao memorial pela Rua Sávio Lacerda, no centro da cidade.

Padre João nasceu em Morro Vermelho, município de Caeté, no dia 1° de março de 1890. Ele assumiu a Paróquia de São Gonçalo em 1924, três anos após ser ordenado, permanecendo como pároco por meio século. Ele faleceu no dia 23 de março de 1984.

Considerado “o padre milagreiro”, ficou conhecido pelo seu jeito simples e enérgico. Após seu falecimento, contam que em sua sepultura começou a brotar água e diversas pessoas que tomaram ou passaram em regiões do corpo doente foram curadas. Ainda hoje, em sua sepultura existem placas de agradecimento a graças alcançadas.

Uma pessoa que mantém viva a lenda do Padre João é a Dona Bené, que trabalhou por vários anos na casa Paroquial e, até hoje, recebe os visitantes interessados na história de Padre João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...