Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Gonçalo do Rio Abaixo sem focos de dengue

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo trabalha durante todo o ano para que não haja casos de Dengue do município. O resultado de todo o esforço é refletido no levantamento de Índice de Infestação Predial que nos últimos quatro meses não registrou nenhum foco em toda a cidade.
Os agentes da Vigilância em Saúde (Visa) realizam visitas às residências e fazem um minucioso trabalho em busca de possíveis focos. Eles também são capacitados para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar que o mosquito se prolifere e transmita a doença.
A cada dois meses, o levantamento é realizado por amostragem e ocorre tanto na área urbana quanto na rural. A coordenadora da Visa, Ana Paula de Souza explicou que as visitas as residências são diárias e os monitoramentos são feitos semanalmente em armadilhas.
De acordo com o levantamento, nos meses de janeiro e fevereiro o índice foi 0,0%. No segundo bimestre, 0,5%. Nos dois levantamentos feitos nos meses de maio/junho e julho/agosto, nenhum foco foi encontrado na cidade. O índice estabelecido como aceitável pela Secretaria de Estado de Saúde é de 1%.



A coordenadora ressalta que a situação em São Gonçalo está controlada, mas, no período chuvoso as ações têm que ser reforçadas e que a Prefeitura conta com o apoio da população.
Um exemplo que deve ser seguido é o da moradora da rua São Manoel, no Centro, Maria Duarte dos Santos. Ela ressalta que se preocupa muito com a dengue e por isso evita ter plantas que possam acumular água e que precisem de pratinhos. Outro ponto citado por ela é que como possui animais em casa, mantém a água deles sempre limpa e realiza a troca com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...