Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais 52 produtores recebem pagamento pelo cercamento de nascentes em São Gonçalo do Rio Abaixo


Pelo terceiro ano consecutivo, produtores rurais de São Gonçalo do Rio Abaixo receberam remuneração pelo cercamento de nascentes, através do projeto “Cercar para Não Secar”. A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (22), no Centro Cultural e encerrou as comemorações da Semana da Água.
Antes de receberem o pagamento, os produtores assistiram a apresentação dos principais projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para melhorar a quantidade e a qualidade da água no município. Entre as ações estão a produção de sabão ecológico feito com óleo reciclado, implantação de fossas sépticas nas comunidades rurais, aproveitamento econômico sustentável do côco de macaúba e demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA).
Em seguida, 52 produtores foram remunerados pelo cercamento de 235 nascentes georeferenciadas em 2012. Outros 77 produtores que tiveram as nascentes cadastradas em 2010/2011 foram remunerados no final do ano passado.
O pagamento foi feito por unidade de nascente e também pela área cercada ao redor da mesma. Antes de receberem, os produtores assinaram um termo se comprometendo em manter a área preservada.
No total, São Gonçalo do Rio Abaixo possui 478 nascentes georeferenciadas e cercadas em uma área total de 338,9 hectares. O valor investido neste projeto é proveniente do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental do município.

Incentivo
O pagamento por serviços ambientais é uma forma eficiente de incentivar a preservação ambiental, uma vez que concilia atividades de preservação com geração de renda, principalmente no meio rural onde, geralmente, a manutenção de áreas preservadas é encarada como prejuízo pelos produtores que tem sua área produtiva diminuída por reserva legal e de preservação permanente. Para que o produtor receba o benefício, as nascentes devem estar cercadas e passar por vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em 2012, o projeto recebeu o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, da Associação Mineira dos Municípios (AMM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...