Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escolas de Itabira recebem técnicos do MEC

Desde o último domingo (20), técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), estão em Itabira visitando as escolas da rede pública municipal e estadual e, prestando assistência aos seus diretores sobre o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa beneficia infraestrutura física e pedagógica das instituições.

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), solicitou a visita do MEC, “para nos ajudar na transparência das contas públicas e no melhor gasto do dinheiro. Além de Itabira, são 13 municípios convidados a se sentarem com o representante do MEC para receber orientações sobre as verbas do Governo Federal às escolas”, explicou José Gonçalves, secretário de educação de Itabira. De acordo com Urânia Ramos, técnica em assuntos educacionais do FNDE, “o PDDE é um recurso direto para as unidades executoras, isto é, conselhos e caixas escolares, para que a escola possa gerenciar esse dinheiro de acordo com a sua necessidade”, afirmou.

Durante todo o dia de hoje, representantes das escolas municipais e estaduais convidadas, estão reunidos na Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG/Sebrae-MG) para a capacitação no programa, promovida pelos técnicos do MEC. “É uma capacitação para as escolas usarem esse recurso corretamente, de acordo com alguns preceitos da legislação”, explicou Urânia Ramos.

Para José Gonçalves, as informações sobre o PDDE são necessárias para os novos servidores da secretaria de educação, já que grande parte se aposentou nos últimos anos. Além disso, é um trabalho de precaução para possíveis problemas nas contas públicas. “A secretaria está com uma equipe nova de servidor efetivo. Então, as pessoas que já se aposentaram, levaram consigo algumas informações e essa capacitação é importante para que novas informações cheguem. Isso é um curso de formação e atualização para evitar qualquer futuro problema”, finalizou o secretário.

Uma das visitas da equipe do MEC foi na Escola Municipal Américo Giannetti e, segundo a diretora Luciene Vieira, “fomos orientados em algumas coisas que não sabíamos como agir. Esse encontro é de grande valia, porque vamos saber usar melhor o recurso e o aplicando de forma correta, é benefício para o aluno. Isso é o mais importante”, declarou.

De acordo com informações da técnica Urânia Ramos, o MEC tem se dedicado ao Estado de Minas Gerais, principalmente por sua extensão e quer treinar todos os municípios ainda em 2010. “Como Minas tem mais de 800 municípios, estamos polarizando, como a Prefeitura de Itabira fez aqui, com essas outras 13 cidades. Ano que vem, buscaremos outras. Só assim conseguiremos que o Estado fale a mesma língua”, finalizou.

Além de Itabira, participam do evento, secretários municipais de educação e diretores das escolas públicas de Bela Vista de Minas, Dionísio, Ferros, Itambé, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo, São Sebastião do Rio Preto e Rio Piracicaba. Ao todo, 120 participantes estão sendo treinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça o seu comentário...