Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Empresa faz sondagem em terreno onde será construído aeroporto regional

A empresa contratada para fazer o projeto do aeroporto regional do Médio Piracicaba, que ficará dentro do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, começou a sondar o terreno, situado às margens da MG-434. Os funcionários que trabalham no local são da Geosondar, contratada pela Enecon, empreiteira vencedora do processo de licitação do Governo do Estado. A sondagem, que representa um passo importante na confecção do projeto executivo, identifica o tipo de terreno, os locais onde tem pedra, água, entre outras informações.

 
Bancado pela Prefeitura de São Gonçalo
Os custos, tanto do projeto quanto da desapropriação das fazendas, foram assumidos pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo. O prefeito são-gonçalense, Antônio Carlos Noronha Bicalho, decidiu bancar os gastos para evitar que o projeto fosse abortado pelo Governo de Minas, então responsável  pelos investimentos. Segundo o Departamento de Obras Públicas (Deop), só o contrato com Enecon ultrapassa R$ 570 mil.
 
Em março deste ano, quando dois secretários de Estado estiveram em Itabira, a informação era de que as obras estavam praticamente começando. No final do mês passado, entretanto, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, afirmou outra coisa. Ele disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cancelou os contratos de financiamento com valores de até R$ 5 milhões que tinha com o Estado – e o projeto do aeroporto estava incluso. Com o orçamento comprometido, o governo mineiro não teria outra opção a não ser desistir.
 
Diante disso, a Prefeitura de São Gonçalo procurou o secretário e se mostrou apta a assumir o compromisso. “Hoje o contrato da elaboração do projeto de engenharia [do aeroporto], apesar de ter sido licitado pelo Estado, está sendo gerido pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e pago também”, detalhou Fabrício, em entrevista à imprensa itabirana.
 
Trata-se, por enquanto, de projeto apenas. Questionado sobre a obra de fato, Fabrício não quis arriscar datas nem valores. Ele disse simplesmente que a construção do aeroporto só será possível após a elaboração e aprovação do projeto nas várias instâncias estaduais e federais e a destinação de verbas, inclusive da União. E isso leva tempo. 

São Gonçalo é a 1ª cidade de Minas Gerais que distribui computadores para todos os alunos 48,1% das escolas públicas do Brasil não têm computadores para estudantes

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo – MG lança nesta segunda-feira, 22 de setembro, uma ação pioneira em Minas Gerais. 100% dos estudantes da rede municipal receberão computadores para uso exclusivo. A ação é inédita no Estado, por se tratar de programa desenvolvido pelo município e os equipamentos são de tecnologia avançada.
A partir da próxima semana, todos os alunos da rede municipal terão computadores para uso individual. Enquanto isso, levantamento feito pela organização Todos Pela Educação, baseado em informações do Censo da Educação Básica de 2013, aponta que 48,1% das escolas públicas do Brasil não têm computadores à disposição dos estudantes.
Os dados fazem parte do Observatório do Plano Nacional de Educação, uma plataforma online que tem o objetivo de monitorar os indicadores referentes às metas do plano, que terá vigência até 2024. As diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), regularizado pela Lei nº 13.005, sancionada em junho de 2014, determinam que, até o quinto ano de vigência, o acesso à rede de computadores deverá ser universalizado em banda larga de alta velocidade.
A Prefeitura vai distribuir 2.000 computadores portáteis. O núcleo da solução implementada é o netbook educacional, tipo tablet PC, baseado em tecnologia Intel, fabricado no Brasil pela empresa MGB e a Solução Educacional Metasys, desenvolvida pela empresa brasileira Metasys Tecnologia.
Os tablet PCs são netbooks com a funcionalidade dos computadores robustos, acessíveis e voltados para os estudantes, que possuem telas sensíveis ao toque e funcionam também como tablets. Esses netbooks oferecem formas envolventes e interativas para os alunos absorverem informações, criar conteúdo e ter acesso a fontes de conhecimento.
Todos os estudantes da rede municipal - desde a pré-escola até o 9º ano do ensino fundamental, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - terão tecnologia na palma das mãos e os equipamentos são de uso individual. Os netbooks serão utilizados como fonte de pesquisa e atividades pedagógicas, tanto em casa quanto nas salas de aula, permitindo a inclusão digital da família e modernizando o ambiente escolar.
Capacitação
Os 240 professores da rede municipal receberam notebooks e já foram capacitados para inclusão das tecnologias no conteúdo pedagógico. O programa vai modernizar os ambientes escolares de São Gonçalo do Rio Abaixo a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico, criar espaços atrativos que possibilitem a dinamização da abordagem dos conteúdos de modo a estimular e ampliar o interesse do aluno pelo aprendizado, buscar a construção de uma nova cultura de aprendizagem, entre outros benefícios.

Prefeitura de São Gonçalo inicia troca de pavimentação no bairro Patrimônio


Teve início na última sexta-feira,19, a troca da pavimentação da Rua Sávio Lacerda, rua de acesso do bairro Patrimônio aos bairros Niterói e Centro. No lugar do calçamento em bloquete sextavado, a via receberá asfalto.

Na primeira etapa, os trabalhos de retirada do antigo calçamento foram realizados com mão de obra da prefeitura. Na segunda fase, os serviços de compactação e asfaltamento serão executados pela empresa Santa Fé. As intervenções no local devem durar cerca de dez dias. Durante a execução das obras, o tráfego de motorista e pedestres será pelo novo acesso que liga os bairros Patrimônio e Guanabara. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Prefeitura divulga edital para eleiçãodos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo torna público o Edital de Convocação para eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural.
O edital está disponível para download no site da Prefeitura (www.saogoncalo.mg.gov.br) e os interessados em participar do pleito devem ser cadastrar previamente no Centro de Referência Cultural, localizado a Rua São Manoel, 306, Centro , do dia 28 de agosto de 2014 até o dia 26 de setembro de 2014.
As eleições ocorrerão no dia 7 de Outubro de 2014, de 8h as 17h, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)
É um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura-SMC.

Informações pelo telefone (31)3820-1903

Rádio São Gonçalo FM sorteia entrada no camarim dos Artistas do Rodeio Fest.

O Rodeio Fest esta chegando, e a Rádio São Gonçalo FM fará sorteio de entrada no camarim dos artistas.
Haverá entrevista hoje dia 01 de Setembro na radio a partir das 10:00hs da manhã. fique ligado na rádio e participe

Igrejas em São Gonçalo recebem cores em diversas localidades.

Igrejas em São Gonçalo recebem cores em diversas localidades. Pinturas com cores azul sereno, branco e pêssego dão leveza e vida às igrejas de São José no Operário, na localidade de Bom Sucesso; Igreja São José, na comunidade de São José; Igreja Sant´Ana, localidade de Pedras e Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade do Bamba. Além da pintura, os templos religiosos recebem serviços de paisagismo e na Igreja de São José também são construídos banheiros para mais conforto aos fiéis. O serviço é executado pela Prefeitura.

Bamba São José

São José Bamba