Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Começa a Semanada Conscientização Ambiental em São Gonçalo do Rio Abaixo

São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou as comemoraçõesda Semana da Conscientização Ambiental, na manhã desta segunda-feira (30), comuma caminhada ecológica com saída da Igreja do Rosário até o Centro de EducaçãoAmbiental do município, no Bairro Recreio. À tarde, alunos de escolas domunicípio assistiram a exibição do filme Wall-e no auditório do CentroCultural.
Na terça-feira (31) será celebrada uma missa campalna Estação Ambiental de Peti e, na quarta-feira (1) acontecerá a oficina demateriais recicláveis na sala multiuso do Centro Cultural. Já na quinta-feira(2), Dia Mundial do Meio Ambiente, serão realizados os mini-cursos “Eficiênciaenergética e meio ambiente”, às 7h30, e “Destinação correta dos resíduosindustriais e conscientização da poluição ambiental”, às 9h30. Às 19 horas serárealizada uma palestra e apresentações culturais.
O evento será encerrado na sexta-feira (3) com osmini-cursos “Eficiência energética e meio ambiente”, às 7h30, e “Destinaçãocorreta dos resíduos industriais e conscientização da poluição ambiental”, às9h30, no Senai. Às 9h30 haverá plantio de mudas no bairro Niterói e, às 19horas, apresentação de paródias dos alunos da Escola Estadual DesembargadorMoreira dos Santos no auditório do Centro Cultural.

domingo, 29 de maio de 2011

São Gonçalo do Rio Abaixo recebe imagem de NossaSenhora de Aparecida

SãoGonçalo do Rio Abaixo recebeu nos dias 26, 27 e 28 de maio a imagem peregrina de NossaSenhora Aparecida, padroeira do Brasil. A ida da imagem ao município faz partedas comemorações dos 160 anos da Paróquia São Gonçalo e tem o apoio da Prefeitura. A última vez que a imagem passou pelo município foi em 28 de maio de 1965, há exatos 46 anos.
Nossa Senhora chegou de helicóptero, sobrevoou a cidade e despejou uma chuva de pétalas de rosas na Igreja Matriz. Em seguida, no Parque de Exposições, foi recebida pelo prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, que fez a entrega simbólica da chave da cidade. De lá a imagem saiu em carreata pelas ruas da cidade em direção a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Oração do Terço de Nossa Senhora e uma missa concelebrada por todos os padres presentes.
A imagem passou por diversas escolas e instituições da cidade. Ela foi recebida no Centro Educacional, depois na Escola Municipal do Recreio,Apae, Escola Integral, Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, EscolaEstadual Manoel Gonçalves e no Centro de Saúde.
À tarde, a imagem passou pelo Senai, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e, por fim, ao Centro Cultural, onde foi exposta juntamente com diversas imagens que compõem a exposição “Maria, mãe de Deus, nossa mãe”. Em todos os locais, alunos,professores, diretores e funcionários receberam a bênção proferida pelo pároco da cidade, Padre Fernando. Ainda na sexta-feira, uma série de celebrações foram realizadas culminando com a missa às 19h30, na Igreja Matriz.
A visita foi encerrada neste sábado (28) com oração do terço às 7 horas, missa com participação das crianças da catequese às 9 horas, e missa de encerramento às14 horas. De São Gonçalo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida se dirigiu ao município de São Domingos do Prata.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Participe da Campanha Amor Perfeito da Aciasgra ( Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo)

Até o dia 10 de junho acontece a campanha amor perfeito, e para participar é muito fácil.
faça as suas compras no comércio participante da campanha e a cada 15 reais em compras você recebe um cupom para concorrer a vários prêmios.
O segundo sorteio da campanha acontecerá no dia 10 de Junho as 13 horas na nova Praça Central.
Participe

2ª Cavalgada das Amazonas em São Gonçalo do Rio Abaixo está chegando.

Nos dias 18 e 19 de Junho acontece a 2ª Cavalgada das Amazonas no Parque de Exposições.
Com a realização da Amazonas Country Clube e Apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo.
No dia 18 Sábado as 16 horas haverá abertura com passeio a cavalo, logo após show com Bruno Caipira e as 22 horas Grande Show com Ricardo e João Fernando.

No dia 19 Domingo haverá concurso de marcha a partir do meio dia com premiação em dinheiro, logo após Bráulio e Ricardo.
Entrada franca todos os dias.

Palestra sobre empreendedorismo atrai centenas de pessoas em São Gonçalo do Rio Abaixo

Centenas de pessoas participaram da palestra “Empreendedorismo, Mercado de Trabalho e Empregabilidade” realizada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo e a Associação Comercial e Agropecuária (Aciasgra) na noite de terça-feira (24), no auditório do Centro Cultural.

A palestra foi ministrada pelo administrador de empresas, economista, consultor do Sebrae e diretor do SPC-BH, Moacir Muzzi, que proporcionou ao público presente uma visão global do empreendedorismo e, através de informações práticas, forneceu ferramentas que permitirão avaliar as características, necessidades, habilidades e cuidados para o sucesso do empreendimento.


O palestrante destacou que empreender é saber aproveitar as oportunidades e saber que isso envolve riscos. Ele ressaltou aos futuros "empreendedores de São Gonçalo" que é preciso enxergar o que a cidade proporciona, é preciso olhar e saber identificar o que ainda não foi feito e o que pode ser feito para melhorar o que já existe no município. Enfatizou que o bom empreendedor é persistente, enfrenta obstáculos, corre atrás de

seus objetivos e não simplesmente espera que as coisas aconteçam.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Igreja de Pacas celebra 50 anos com Festa de Santa Rita em São Gonçalo

A comunidade de Santa Rita de Pacas, em São Gonçalo do Rio Abaixo, comemorou os 50 anos da Igreja da comunidade com a Festa de Santa Rita no último fim de semana, de 19 a 22 de maio.




A comemoração teve início na quinta-feira (19), às 19 horas, com a celebração da santa missa com o padre Rosemberg Evangelista da Silva e participação da Banda Esdras. Na sexta-feira (20), a celebração da missa foi do padre Carlos Jorge Teixeira, com participação da banda Nova Aliança.



No sábado (21) o padre Marcos Antônio Rosa fez a celebração que teve a participação da Guarda de Marujos Nossa Senhora da Guia. Também teve o levantamento do mastro e show pirotécnico.



A Festa de Santa Rita foi encerrada no domingo (22) com a missa festiva celebrada pelo bispo Dom Lélis Lara, pelos padres Marcos Antônio Rosa e Carlos Jorge Teixeira e pelo cônego José Maria. Neste dia a missa também contou com o Louvor ao Criador, que teve a participação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Corporação Musical Guarani. Às 15 horas foi realizada a procissão e Bênção do Santíssimo e, logo depois, leilão de bezerros.



Ainda no domingo foram prestadas homenagens a diversas personalidades que contribuem com a comunidade, entre elas o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, que foi agraciado com uma placa. Durante todos os dias de festa foram realizados leilões e as tradicionais barraquinhas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições para projetos culturais são prorrogadas

O prazo das inscrições para obter os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo foram prorrogadas para até o dia 17 de junho. No dia 3 de junho, às 13 horas, será realizado um treinamento sobre o edital no auditório do Centro Cultural. Os interessados devem se inscrever para o treinamento até o dia 31 de maio.


Os projetos inscritos devem ter caráter que priorizem o sentido da coletividade, com conteúdo estritamente artístico-cultural, nas áreas de artes gráficas, artes plásticas, artesanato, cinema e vídeo, dança, filatelia, folclore, fotografia, gastronomia, literatura, música e teatro, com benefícios entre R$12 mil e R$ 35 mil. Poderão participar pessoas residentes em São Gonçalo há no mínimo dois anos.

As inscrições de projetos poderão ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, no prédio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de segunda a quinta-feira, de 08hs às 11hs e de 13hs às 17hs e sexta de 08hs às 11hs e de 13hs às 16hs, mediante protocolo e apresentação do manual de inscrição, devidamente preenchido e acompanhado dos documentos exigidos no edital.

Imagem de Nossa Senhora de Aparecida chega a São Gonçalo nesta quinta

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida chega a São Gonçalo do Rio Abaixo às 17 horas desta quinta-feira (26), e será recebida no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. A ida da imagem ao município faz parte das comemorações dos 160 anos da Paróquia São Gonçalo e tem o apoio da Prefeitura.


Na sexta-feira (27) a imagem passará pela Escola Municipal do Recreio, no Centro de Saúde, Apae, Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Escola Estadual Manoel Gonçalves, Escola Integral e Centro Educacional. Neste dia uma série de atividades será realizada e culminará com a missa, às 19h30, na Igreja Matriz.

A visita será encerrada no sábado (28) com oração do terço às 7 horas, missa com participação das crianças da catequese às 9 horas, e missa de encerramento às 14 horas. Na última segunda-feira (23) foi montada a exposição “Maria mãe de Deus, nossa mãe”, com imagens de nossa senhora, que funcionará até a próxima sexta-feira (27).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exposição no Centro Cultural marca visita de Nossa Senhora Aparecida em São Gonçalo do Rio Abaixo

"Maria, Mãe de Deus, Nossa mãe!". Este é o tema da exposição que será realizada em São Gonçalo do Rio Abaixo a partir dessa segunda-feira, 23 de maio.



O Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo promove uma exposição de oratórios, telas e imagens da Virgem Maria durante a semana na qual Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil estará na cidade. Os materiais ficarão expostos até sexta-feira, 27, de 8h às 21h no Centro Cultural.



Incentivada pela Paróquia São Gonçalo, a exposição visa incentivar o aspecto cultural que a visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida traz à população.







Visita



A rotina das pessoas de São Gonçalo mudará nos próximos dias, como a história do Brasil mudou depois que três pescadores encontraram a imagem em 1717, no Rio Paraíba-SP. A devoção a Nossa Senhora Aparecida é fruto de uma época e cultura.



A imagem de Nossa Senhora Aparecida chega à cidade no dia 26 de maio, às 17h no Parque de Exposições da cidade. Haverá uma carreata e às 19h30 haverá Missa na Matriz São Gonçalo.

Começam as preparações para as festas típicas dos meses de Junho e Julho em São Gonçalo do Rio Abaixo

Festa Junina da APAE de São Gonçalo do Rio Abaixo


Dia 3 de junho, sexta-feira. A partir das 17 horas.

Barraquinhas com comidas típicas, quadrilha animada e muita diversão.

Show com Fabiano Lima "A revelação do sertanejo universitário"

Festa Junina da APAE. Venha se divertir com a gente.

terça-feira, 17 de maio de 2011

São Gonçalo do Rio Abaixo recebe imagem de Nossa Senhora de Aparecida

São Gonçalo do Rio Abaixo recebe de 26 a 28 de maio a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. A vinda da imagem ao município faz parte das comemorações dos 160 anos da Paróquia São Gonçalo e tem o apoio da Prefeitura.


A imagem chegará na quinta-feira (26) às 17 horas no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda, as 19:30 horas Missa na Igreja Matriz. Às 22 horas acontecerá a oração do terço e ofício de Nossa Senhora na Igreja Matriz.

Na sexta-feira (27) a imagem passará na Escola Municipal do Recreio, no Centro de Saúde, Apae, Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, Escola Estadual Manoel Gonçalves e Escola Integral. Neste dia uma série de atividades será realizada e culminará com a missa, às 19h30, na Igreja Matriz.

A visita será encerrada no sábado (28) com oração do terço às 7 horas, missa com participação das crianças da catequese às 9 horas, e missa de encerramento às 14 horas.

Revista Nova Escola traz matéria sobre Centro Educacional em São Gonçalo do Rio Abaixo.

São Gonçalo novamente é destaque na Revista Nova Escola - Gestão Escolar, na seção “Eu fiz assim” da edição de abril/maio. No artigo “Um ponto final no improviso”, a diretora do Centro Educacional Geiza Maciel destaca a solução de problemas através do planejamento.


No artigo a diretora retrata o investimento no planejamento dos materiais disponíveis na escola como forma de evitar desperdício de tempo e potencializar as atividades.

Esta é a quarta vez que São Gonçalo recebe destaque na revista da Editora Abril. O município recebeu destaque outras duas vezes em 2009 e outra no início do ano passado, mostrando que São Gonçalo é referência na gestão da educação.

sábado, 7 de maio de 2011

Acordeon Solo Show no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO PARA A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES.


DIA 8 DE MAIO ÀS 20 HORAS, NO CENTRO CULTURAL.APRESENTAÇÃO INSTRUMENTALCOM “ARCODEON SOLO SHOW” - UMA INCIATIVA DE MÚSICOS DA CIDADE PARA DIVULGAR A CULTURA DE RAÍZ.

Nozinho ganha prêmio por boas práticas na gestão municipal

Prêmio, inédito em Minas Gerais, é uma iniciativa da AMM para promover o empreendedorismo nas prefeituras

Mais uma vez, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, foi premiado pela sua gestão. Desta vez ele recebeu o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), entregue na noite de quarta-feira (4), no Expominas, em Belo Horizonte, durante o 28º Congresso Mineiro de Municípios.


A premiação, inédita no Estado, é uma iniciativa para promover a prática do empreendedorismo nas prefeituras. São Gonçalo participou na categoria Gestão de Desenvolvimento Social entre municípios com renda per capta acima de R$190,04, e teve como prática avaliada, o trabalho desenvolvido no Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária (Cates).

O Cates contribui para a geração e oportunidade de emprego e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde é oferecida a oportunidade de capacitação dos beneficiários, buscando a integração com todos os programas municipais e envolvendo toda a comunidade, moradores das áreas urbana e rural.

O Prefeito Nozinho e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Dalma Helena Barcelos, receberam o prêmio das mãos do presidente da AMM, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, José Milton de Carvalho Rocha.

O superintendente da AMM Waldir Salvador, o Juninho, destacou o bom trabalho realizado pelos municípios vencedores do prêmio. “Cansei de escutar que somente o setor privado é produtivo, que trabalha com indicadores, que busca resultados, que recebe metas. Isso é o que querem passar. Só quem é gestor público sabe das dificuldades. É muito bom receber prêmios, mas o melhor é merece-los.”

Dalma Barcelos ressaltou a atuação do Cates para oferecer melhores oportunidades às famílias. “O Cates surgiu da necessidade de desenvolver ações para a população carente do município, com a geração de trabalho e renda, cidadania, auto-estima e, principalmente, a promoção da qualidade de vida das famílias”.

O prefeito de São Gonçalo disse que o prêmio reafirma o trabalho realizado no município. “Esse prêmio vem para coroar o trabalho realizado na área social de São Gonçalo, em prol das famílias que mais precisam. Um trabalho que visa dar oportunidades de capacitação, que ensine as famílias a buscarem suas próprias fontes de renda, não dando o peixe, mas ensinando-as a pescar”, observou Nozinho.

Guias de IPTU 2011 já disponíveis na Prefeitura de São gonçalo do Rio Abaixo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Fazenda comunica os contribuintes de São Gonçalo que as guias de IPTU 2011 já estão disponíveis e serão entregues através dos correios a partir do dia 10 de maio.

Os contribuintes que não receberem as guias até o dia 25 de maio devem procurar a Secretaria da Fazenda, no setor de cadastros e tributos para retirá-las.