Powered By Blogger

Marcadores

  • I (1)

MARCELO CARVALHO SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO

O melhor conteúdo da Região.

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

São Gonçalo compra mais duas retroescavadeiras

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo adquiriu mais duas retroescavadeiras para o município. As máquinas, adquiridas com recursos próprios, custaram R$ 165 mil cada uma.
Os novos equipamentos visam melhorar a agilidade nos atendimentos e na execução dos serviços realizados. As novas retroescavadeiras já estão a disposição da Secretaria Municipal de Obras.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

São Gonçalo do Rio Abaixo Quebra-molas e sinalização da BR-381 serão licitados no dia 7

Está marcada para o dia 7 de junho a licitação do tipo menor preço global para a instalação dos quebra-molas e adequação da sinalização na BR-381, no trecho urbano de São Gonçalo do Rio Abaixo.
No dia 1º será realizada visita técnica ao local onde serão instalados os quebra-molas, entre os postos Recreio e Primavera.
A Prefeitura recebeu a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) após reunião de moradores das comunidades próximas a rodovia e agentes políticos do município com a autarquia federal e da Polícia Rodoviária Federal, quando foi solicitada a instalação imediata de redutores de velocidade com o fim de evitar acidentes e atropelamentos no local.

Resíduo sólido é tema de palestra para comerciantes de São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Meio Ambiente realizou na segunda-feira, 24, uma palestra ministrada por Meirele Moreira, com o Tema “Resíduos Sólidos e Aterro Sanitário”.
Na palestra, Meirele, que é coordenadora do Aterro Sanitário de São Gonçalo, orientou comerciantes sobre a importância da separação de materiais que possam ser reciclados ou reutilizados. Na oportunidade, eles também puderam conhecer o funcionamento do Aterro Sanitário e foram conscientizados sobre os perigos que as embalagens representam para o meio ambiente.
Na palestra foi lançado o Certificado “Amigos do Meio Ambiente”, que será entregue ao comerciante que colaborar com as ações ambientais do município.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ed Motta e 14 Bis no IV Festival de Inverno de São Gonçalo

São Gonçalo do Rio Abaixo promove de 09 a 20 de junho o IV Festival de Inverno da cidade que contará com exposições de fotografias, exibição de filmes, peças teatrais e shows de artistas da região e de renome nacional.
O evento será aberto com exposição do fotógrafo Helderth Teza, a partir das 19 horas no dia 9. No mesmo dia ocorrerá o lançamento do livro “Trilha de Lembranças II”, da escritora são-gonçalense Miriam Blonski.
No dia 19, a cidade recebe o cantor Ed Motta, na Quadra Januário Garcia, a partir das 20 horas. O IV Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo será encerrado no dia 20 de junho, com show da banda 14 Bis, às 20 horas, também na Quadra Januário Garcia. Todos os shows com entrada franca. No dia 18 de junho haverá a apresentação de teatro “Alfredo virou a mão” de João Bethencourt e o ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível. Mais informações pelo telefone (31) 3833-5115


Programação:

09/06 – Encontro Literário
19 h – Abertura da Exposição de Fotografias
Lançamento do livro “Trilha de lembranças II”
Puxa-prosa com a Escritora Miriam Blonski
Distribuição de Livros


11/06 - Quadra de Esportes Januário Garcia
20h - Música: “Sandro e Wellington - O melhor do forró e sertanejo”

14/06 - Centro Cultural
19h – Participação Especial do Núcleo Psicossocial Peixe-Vivo
Teatro: “Confusões na roça” – Grupo Teatral Aquarela
Distribuição de Pipoca e Algodão Doce
Classificação livre

16/06 - Centro Cultural
20h – Música: “Coral Meninas Cantoras de Lavras”


17/06 - Centro Cultural
09h - Teatro: “Chapeuzinho Vermelho e o lobo Guará” – Ângelo Machado
Distribuição de Pipoca e Algodão Doce
Classificação livre

14h - Centro Cultural
Teatro: “Chapeuzinho Vermelho e o lobo Guará” – Ângelo Machado
Distribuição de Pipoca e Algodão Doce
Classificação livre

18/06 - Centro Cultural
20h - Teatro: “Alfredo virou a mão” – João Bethencourt
Classificação 18 anos
Troca de ingresso por 1 kg de alimento não perecível

19/06 - Quadra de Esportes Januário Garcia
20h - Música: “Ed Motta”
Logo após DJ

20/06 - Quadra de Esportes Januário Garcia
20h - Música: “14 Bis”
Logo após DJ

Ex-atletas do Cruzeiro e Atlético jogam em São Gonçalo

Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Natal, Evaldo, Paulo Roberto Prestes, Miranda, Zé Carlos, Moacir, Neco e Antenor participaram da abertura da Copa Integração

Dez ex-atletas do Cruzeiro e Atlético participaram da abertura da 2ª Copa Integração das Comunidades no domingo, 23, no Campo da Comunidade de Bom Sucesso. Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Natal, Evaldo, Paulo Roberto Prestes, Miranda, Zé Carlos, Moacir, Neco e Antenor fizeram um jogo de confraternização com uma seleção de veteranos de São Gonçalo. A partida terminou empatada em 2 a 2.
A Copa Integração teve início às 9 horas com partida entre Martins e Bamba. No mesmo horário, Vargem Alegre enfrentou o Avaroei em Vargem Alegre. Pacas jogou contra a L.D.U. no campo do Operário.
O time do Bamba derrotou Martins, em Bom Sucesso, por 3 a 1. A equipe de Vargem Alegre foi derrotada em Casa pelo Avaroei por 5 a 0. Já no campo do Operário, a L.D.U. venceu Pacas por 5 a 2.
No jogo de abertura do torneio, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, deu o ponta-pé inicial juntamente com um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro, o folclórico Rei Dadá.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

São Gonçalo pode ser modelo para Escola Integral de João Monlevade

Representantes da Secretaria de Educação de João Monlevade visitaram a Escola Integral de São Gonçalo do Rio Abaixo nesta quinta-feira, 20. A equipe da Secretaria pode observar as instalações e o espaço utilizado na escola são-gonsalense.
Visitantes junto a Secretária de Educação de São Gonçalo, Gloria de Fátima Pessoa e a diretora da Escola Integral, Maria do Rosário Melges.

De acordo com a coordenadora pedagógica monlevadense, Gilamara Cota Mendes, a visita se deu pela necessidade de ampliação da Escola Integral de João Monlevade. De acordo com ela, a intenção é que a Escola de São Gonçalo sirva de modelo para a cidade vizinha.
A Escola já será modelo, tanto em infraestrutura quanto na parte pedagógica, para a cidade de Congonhas. Ela foi escolhida após uma série de visitas a diversas escolas integrais de Minas Gerais.

Fiemg realiza encontro de lideranças em São Gonçalo

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu na quinta-feira, 20, o 2º Giro Fiemg Regional Vale do Aço – Encontro de Lideranças de São Gonçalo do Rio Abaixo. O evento foi uma oportunidade para que empresários são-gonçalenses pudessem conhecer diversas soluções em desenvolvimento, através de várias palestras.
No evento foram apresentados a Assessoria de Financiamentos do Sistema Fiemg, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), os projetos e serviços de Responsabilidade Social e a Bolsa de Resíduos.
De acordo com o agente de negócios, Luís Sérgio Martins Júnior, o evento teve como objetivo principal mostrar os serviços prestados pela Fiemg para as indústrias e empresas que fazem parte da cadeia produtiva de Minas, buscando sempre o associativismo.
Além da Fiemg e da Prefeitura, foram parceiros na realização do 2º Giro Fiemg Regional Vale do Aço a Associação de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo do Rio Abaixo (Adesgra) e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra).

São Gonçalo comemora Dia do Meio Ambiente no dia 2 de junho

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através das Secretarias de Meio Ambiente e Esportes e Lazer, vai comemorar o Dia do Meio Ambiente no dia 2 de junho, a partir das 13 horas, na Quadra Januário Garcia.
O evento reunirá estandes de entidades municipais e governamentais, entre elas a Policia Ambiental, a Cemig, Instituto Estadual de Florestas (IEF), GOE- Proerd, Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Apoio ao Trabalhador e a Economia Solidária (Cates).
Entre as atividades estão Oficinas, recreação infantil, apresentação do canil da Polícia Militar e entrega de premiação ao concurso de poesia realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.
As comemorações do Dia do Meio Ambiente têm como parceiros o 26º Batalhão da Polícia Militar, o IEF e a Cemig.

Pilhas e baterias serão recolhidas

Numa parceria com a agência dos Correios e a Polícia Militar, será realizada, às 10 horas, uma blitz para o recolhimento de pilhas e baterias de telefones celulares e aparelhos eletroeletrônicos.
Apesar de aparência inocente e do seu tamanho, as pilhas e baterias representam um grave problema ambiental. Elas apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.
O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria em lixo comum, devido ao risco das substâncias e metais pesados entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde.
O ecoponto será a agência dos Correios, onde o material pode ser entregue por tempo indeterminado.
 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

São Gonçalo disputa semifinais da Taça Monlevade

O Estádio Célio Moreira dos Santos (Campo do Operário) em São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu dois jogos válidos pela Taça Monlevade de Futebol. As equipes infantil e juvenil do Projeto Bom de Bola, Bom de Escola enfrentaram os times do Comercial de Nova Era.
Na primeira partida, da categoria infantil, São Gonçalo venceu por 3 a 1, com gols de Sandrinho, Julinho e Gabriel. Com esse resultado, a equipe infantil pode perder por até um gol de diferença na partida de volta, para se classificar para a final.
No segundo jogo, o juvenil são-gonçalense perdeu por 2 a 1 e terá que vencer a próxima partida por dois gols de diferença para avançar à final da categoria.
                             Infantil do Bom de Bola, Bom de Escola venceu o Comercial por 3 a 1

As partidas de volta serão no próximo domingo, 23, no Campo do Comercial, em Nova Era, a partir das 9 horas.

São Gonçalo do Rio Abaixo Acesso ao Bairro Santa Efigênia está sendo nivelado


A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está fazendo o nivelamento do calçamento da Rua Sávio Costa Lacerda, que dá acesso ao Bairro Santa Efigênia (Patrimônio), na esquina do Quartel da Polícia Militar.
O objetivo principal é melhorar o acesso, principalmente de ônibus e caminhões que têm dificuldade em transitar pelo local.
Além do nivelamento da rua, o trecho recebeu dois novos bueiros para melhorar o escoamento da água das chuvas. No local também será construído o passeio interligando o bairro Niterói ao Patrimônio, oferecendo mais segurança ao tráfego de pedestres.

São Gonçalo inicia preparativos para o Festival de Inverno

A Prefeitura de São Gonçalo já prepara uma extensa programação para marcar o VI Festival de Inverno da cidade.

As atrações, que este ano foram antecipadas, devem começar no dia 7 de junho e contarão com grandes espetáculos teatrais e shows de artistas renomados, como o cantor Ed Motta e o grupo 14 Bis (foto), já confirmados. As apresentações serão gratuitas e devem ser realizadas no Centro Cultural e na Quadra Januário Garcia, no Centro da cidade.


Nos próximos dias serão divulgadas todas as atividades que marcarão o evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade.

Três anos

Outra programação também está sendo preparada para festejar os três anos de atividades do Centro Cultural São Gonçalo do Rio Abaixo, comemorado no dia 27 de julho. Como em anos anteriores, a festa promete encantar e levar cultura para todos os moradores da cidade e da região. Desta vez, diferente de anos anteriores, a programação será separada do Festival de Inverno.

Timirim realiza sua XI Cavalgada

                                          Sérgio e Delson abrem a VI Cavalgada do Timirim
Nos dias 5 e 6 de junho, a Prefeitura de São Gonçalo realiza a XI Cavalgada da comunidade do Timirim. No sábado, o evento receberá as duplas Sérgio e Delson e Rian e Roney.
O evento contará com provas funcionais, de cinco tambores e de baliza no sábado. Para essas categorias a premiação será de R$ 80,00 para o primeiro colocado, R$ 60,00 para o segundo e R$ 40,00 para o terceiro. Os vencedores das categorias mirim de três e cinco tambores também serão premiados. Os primeiros lugares receberão R$ 40,00, os segundos R$ 30,00 e os terceiros R$ 20,00.
No domingo, a partir das 12 horas, cavaleiros e animais de todas as raças participam do tradicional concurso de marcha. O concurso terá como premiação, troféu e um saco de ração para os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria. O campeão dos campeões receberá premiação de R$ 500,00 e o reservado campeão R$ 250,00.
No mesmo dia, uma Ação Social atenderá a comunidade a partir das 13 horas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

XVI festa junina da Acoremat em são Gonçalo do Rio Abaixo

Venha participar da XVI festa junina da Acoremat. Dias 12 e 13 de junho, na comunidade do Recreio.
No sábado dia 12. Haverá quadrilha, e show com Pablo e Rhuan.
No domingo dia 13. A partir do meio dia ação Social, e logo mais quadrilha e som mecânico.
Participe

2ª Copa Integração começa neste domingo em São Gonçalo do Rio Abaixo


Venha prestigiar a Abertura da Segunda Copa Integração. Neste domingo, 23 de maio
às oito e meia da manhã na comunidade de Bom Sucesso.
Presença de ex-atletas do Cruzeiro e Atlético.

São Gonçalo participa do 10º Festival da Quitanda de Congonhas


São Gonçalo do Rio Abaixo participou, nos dias 15 e 16 de maio, do 10º Festival de Quitandas de Congonhas, levando diversos quitandeiros do município para exporem seus produtos.
 O festival da Quitanda reuniu o que há de melhor da culinária de Minas. Bolos, pães, cubus, roscas, biscoitos, broas, cachaça, doces e o tradicional pastel de angu, entre outras iguarias de Minas Gerais estiveram expostos em 40 stands. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo festival.
Além de Congonhas e São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabirito, Sabará, Itaverava, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto e Entre Rios de Minas expuseram seus produtos. 
Na avaliação do presidente da comissão organizadora do Festival da Quitanda, Germano de Siqueira César, a adesão do público, o envolvimento de quem estava trabalhando, a qualidade dos produtos que participaram do concurso e dos que eram comercializados, contribuíram para superar as expectativas do evento.

MG-129 começa a receber sinalização horizontal

A MG-129, rodovia que liga São Gonçalo do Rio Abaixo a Chapada, em Itabira, já está recebendo a sinalização horizontal, com pintura das faixas centrais, dos acostamentos e colocação de marcadores de estrada (olhos-de-gato).
A terraplanagem no trecho de 1,7 quilômetros restantes está perto de ser concluída, quando será iniciado o asfaltamento do trecho. A conclusão do asfaltamento está prevista para o fim deste mês.
Dentro de alguns dias a rodovia também receberá a sinalização vertical, com a colocação de placas indicativas e educativas.

Alunos do Centro Educacional recolhem mais de cinco mil garrafas pet

Maior parte do material recolhido foi doado para reaproveitamento no Cates

Uma gincana proporcionou aos alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo fazerem o recolhimento de mais de cinco mil garrafas pet e 1.800 caixas de leite tetra pak em apenas uma semana. A atividade faz parte do projeto Procel / Cemig nas Escolas, que tem como objetivo formar multiplicadores na metodologia "A Natureza da Paisagem-Energia, Recurso da Vida".
A escola, que adotou o tema "Tipos de energia e combate ao desperdício", trabalha para conscientizar os alunos sobre a importância do conhecimento dos tipos de energia e o uso consciente da mesma, além de conhecerem e refletirem sobre a importância da preservação do meio ambiente. O material reciclável recolhido será utilizado pelos alunos na construção de um aquecedor solar.
A gincana tem como objetivos: promover a integração entre os alunos e a equipe da escola; conscientizar os alunos sobre seu papel no desenvolvimento de uma educação ambiental e incentivar o hábito da leitura, pois uma das tarefas é a aquisição de livros de literatura infanto-juvenil que farão parte do acervo da biblioteca da escola. Até o momento já foram recolhidos mais de 300 livros.
O material excedente, cerca de 5100 garrafas pet e 1700 caixas de embalagem de leite, foi doado ao Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária (Cates) nesta segunda-feira, 17, onde o material será utilizado pela Frente de Trabalho na produção de vassouras ecológicas e produtos artesanais.

Alunos do Centro Educacional recolhem mais de cinco mil garrafas pet

Maior parte do material recolhido foi doado para reaproveitamento no Cates

Uma gincana proporcionou aos alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo fazerem o recolhimento de mais de cinco mil garrafas pet e 1.800 caixas de leite tetra pak em apenas uma semana. A atividade faz parte do projeto Procel / Cemig nas Escolas, que tem como objetivo formar multiplicadores na metodologia "A Natureza da Paisagem-Energia, Recurso da Vida".
A escola, que adotou o tema "Tipos de energia e combate ao desperdício", trabalha para conscientizar os alunos sobre a importância do conhecimento dos tipos de energia e o uso consciente da mesma, além de conhecerem e refletirem sobre a importância da preservação do meio ambiente. O material reciclável recolhido será utilizado pelos alunos na construção de um aquecedor solar.
A gincana tem como objetivos: promover a integração entre os alunos e a equipe da escola; conscientizar os alunos sobre seu papel no desenvolvimento de uma educação ambiental e incentivar o hábito da leitura, pois uma das tarefas é a aquisição de livros de literatura infanto-juvenil que farão parte do acervo da biblioteca da escola. Até o momento já foram recolhidos mais de 300 livros.
O material excedente, cerca de 5100 garrafas pet e 1700 caixas de embalagem de leite, foi doado ao Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária (Cates) nesta segunda-feira, 17, onde o material será utilizado pela Frente de Trabalho na produção de vassouras ecológicas e produtos artesanais.

sábado, 15 de maio de 2010

Eventos gastronômicos retomam ingredientes mineiros históricos

Eventos gastronômicos retomam ingredientes mineiros históricos

Sérgio Rodrigo Reis - EM Cultura
Em Congonhas, Festival da Quitanda valoriza as receitas tradicionais da cozinha mineira

Mineiro que é mineiro tem na (boa) lembrança uma bela mesa de quitandas em torno da qual a família se senta para apreciar as receitas e colocar o papo em dia. Inspirada na tradição, a cidade histórica de Congonhas, a 89 quilômetros de Belo Horizonte, resolveu propor festival que reunisse os tradicionais quitutes em barraquinhas estrategicamente instaladas na Romaria, um dos seus principais cartões-postais. A proposta deu tão certo que, amanhã e domingo, chega à 10ª edição, com premiações, shows de música, danças típicas, contação de histórias, lançamento de caderno de receitas e, é claro, as melhores quitandas da região.

Com a expectativa de reunir público de 15 mil pessoas, o festival terá como principal atração os 45 estandes com comidas típicas da culinária mineira. Além de receitas de Congonhas, participam do evento cozinheiras de municípios do Circuito do Ouro e região Central de Minas, como Belo Vale, Catas Altas, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Itabirito, Sabará, Ouro Branco, Ouro Preto, Rio Acima e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O cenário da festa é inspirado na temática rural. Terá fogão à lenha, paiol com cela, fubá, feijão, arroz com casca e cercadinho com criação de pato e galinha. Novidade deste ano será a montagem de espaço para degustação das quitandas premiadas nos 10 anos do festival. Haverá uma barraca típica com forno à lenha para a preparação do cubu, espécie de broa feita com fubá de moinho d’água e enrolada na folha de bananeira.

A programação começa amanhã, às 18h30, com o lançamento e distribuição gratuita do caderno Festival da quitanda de Congonhas, com fotos e receitas premiadas nas edições anteriores. Às 21h, será a vez da noite de caldos e violas, com shows de Dominguinhos e da dupla sertaneja Kadu e Leo. No domingo, a festa começa às 9h, com o festival de broas, biscoitos, bolos, pães, doces, cachaça e pastel de angu. Às 10h, haverá contação de histórias e, em seguida, shows regionais, de hora em hora. Entre as atrações, grupo de Catira do município de Guarani do Oeste, de São Paulo.

A diretora de cultura de Congonhas, Míriam Palhares conta que o festival caiu no gosto da região. “Primeiro porque representa um resgate. Quitanda é do tempo dos avós, bisavós e, hoje em dia, ninguém tem muito tempo para preparar as receitas. Com o festival as pessoas resgatam essas delícias, conseguem provar o pão mineiro, o biscoito de polvilho e tantas outras especiarias assadas na hora.” Além disso, quem for à cidade poderá provar o chá de Congonhas, feito com a planta que deu origem ao nome do lugar, além das receitas de cerca de 80 quitandeiras. “O evento está crescendo”, comemora Míriam, feliz com o resgate desta tradição

EM SABARÁ Outro evento que promete chamar a atenção dos apreciadores da gastronomia mineira é o Festival do Ora-pro-nóbis, realizado de amanhã ao dia 23, em Sabará, região metropolitana de BH. No cardápio, a verdura que serve de ingrediente para várias e já famosas receitas. O ora-pro-nóbis é trepadeira natural da região, cujas folhas podem ser picadas e preparadas com costelinha, frango, carne de boi moída, bacalhau e outros acompanhamentos.

A ideia de transformar o gosto local em evento cultural surgiu da observação da grande movimentação que existia no Bairro Pompeu, a 5 quilômetros do centro histórico. No lugar, várias cozinheiras faziam sucesso com a verdura. “É uma comida interessante, típica da cozinha mineira. Aqui pegou porque a região do Pompeu tem seu charme”, explica o secretário de Turismo, André Gustavo Alves. Nos últimos anos, a intenção da prefeitura foi espalhar o evento também para outros locais. Atualmente, cerca de 15 restaurantes integram a festa, entre eles, o Espaço Cultural de Tradições Gastronômicas, no parque Quinta dos Cristais. Informações: (31) 3671-3241


10º FESTIVAL DA QUITANDA DE CONGONHAS
Sábado, a partir das 18h30, e domingo, das 9h às 19h, na Romaria. A cidade fica a 89 quilômetros de BH. Festival do Ora-pro-nóbis de Sabará De sábado ao dia 23, em vários restaurantes da cidade, com destaque para o Bairro Pompeu. Informações: (31) 3672-7690 ou www.sabara.mg.gov.br

http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_10/2010/05/14/ficha_gastronomia/id_sessao=10&id_noticia=23998/ficha_gastronomia.shtml

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Paróquia lança selo comemorativo dos 120 anos de nascimento do Padre João

A Paróquia de São Gonçalo do Rio Abaixo fez o lançamento de selos comemorativos em homenagem aos 120 anos de nascimento do Cônego Padre João Marques Guimarães e aos 160 anos da Paróquia. A solenidade foi realizada no Centro Cultural na noite de quinta-feira, 13.

Autoridades municipais, religiosas, representantes dos Correios e a comunidade são-gonçalense participaram da cerimônia que contou com apresentações musicais do Coral Lírico São Gonçalo e do Coral da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti).

O Prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, fez seu discurso ressaltando as obras que estão sendo realizadas nas áreas histórica e religiosa do município, e saudou as comemorações dos 120 anos do Padre João e dos 160 anos da Paróquia. “O homem só é eterno quando o bem que fez permanece. Padre João realmente marcou a história e a cultura do nosso município, sobretudo na religião e na música. Essa herança musical é vista hoje em várias casas de São Gonçalo. Quero parabenizar também a Paróquia pelos seus 160 anos”, pronunciou o prefeito.

O pároco do município padre Almir Adomiran Duarte agradeceu à Prefeitura pela parceria e falou sobre a data em que estavam sendo lançados os selos comemorativos. “Fazemos o lançamento dos selos hoje, dia de Nossa Senhora de Fátima, a quem o Padre João devotava. Por elegância divina pudemos lançar os selos somente hoje e não no aniversário de nascimento dele, no dia 1° de março, ou no de sua morte, no dia 23 de março”, disse o padre.

Padre João
Padre João era considerado por muitos como "o padre milagreiro". Nasceu em Morro Vermelho, município de Caeté, no dia 1° de março de 1890, e completaria 120 anos nesta data. Ele assumiu a Paróquia de São Gonçalo em 1924, três anos após ser ordenado, permanecendo como pároco por meio século, vindo a falecer no dia 23 de março de 1984.

Todo esse tempo em São Gonçalo marcou definitivamente a história e a cultura do povo da cidade, sobretudo na religião e na música. Foi essa herança musical que permitiu ao padre João a criar o Coral Imaculada Conceição e dar novo talento á Corporação Musical Santa Cecília.

Texto cedido por Daniel de Souza Moreira

De onde vem as guerras e pelejas entre nós? Minha alma está triste até a morte por ver a navalha de golpe a golpe sangrar a vida de milhares de seres humanos. Esta navalha é insensata e ninguém a vê, mas todos sentem. Mata mais que as de aço que existe por aí. Dia a dia vemos sangrar as pessoas, é na hora que precisamos de um tratamento de saúde, e não podemos, e quando conseguimos, muita das vezes é desumano esperando filas sem fim, é sendo cobaia, é sendo objeto de riqueza para terceiros, é sendo sacrificado até a morte por razões capitalistas, não lícitas aos direitos humanos. É no dia - a – dia, na hora que vemos pessoas praticarem atos desumanos sem ser por amor, e sim por mil razões anti-humanas, como vimos nos telejornais e etc, os escândalos sem fim. É na hora que deparamos com a necessidade de comprar o alimento e não podemos comprar o necessário, enquanto se esbanjam à vontade por aí... Que fincada no coração! É na hora que precisamos socorrer um pai, uma mãe, um ente querido e não temos condições para tal vendo tantas riquezas e atitude que não são prioridades em nossa volta, como jóias, calçados chiques, carros de último modelo, obras milionárias não prioritárias, etc. É também na hora que vemos injustiça e a impunidade reinar, é nas horas que vemos a justiça cair por terra sem esperança por levantar, e daí vê a vida cair por terra a mingua... Quanta dor! É também na hora que necessitamos visitar um parente e não podemos por falta de recursos e assim distanciando o relacionamento familiar, jogando por terra a verdadeira qualidade de vida. é na hora que queremos dar um passeio, praticar um esporte, etc, e não dispomos de recursos para tal. É na hora que deparamos com a realidade de que poucos tem muito e muitos tem pouco. é na hora que deparamos com uns namorando em mansões com três carros na garagem, com luxo e com fartura de tudo, enquanto a maioria mora em casebres, em áreas de risco que muitas vezes é de terceiros, e não temos condições de viajar nem de ônibus. É na hora que deparamos com o patrão ganhando milhões e pagando um tostão. É na hora em que deparamos com um colega que pode fazer faculdade tranquilamente, enquanto temos que sacrificar com o nosso suor ou com o nosso sangue, comprometendo nossa saúde para conseguir a trancos e barrancos o primeiro, segundo grau ou faculdade. É na hora que vemos uma criança inocente chorando o sentimento de fome, de abandono, de desespero, os sentimentos de dor, etc. Nestas horas entre outras dezenas mais, que nascem as guerras e pelejas entre nós. A DESIGUALDADE... e daí essas pessoas vendo essa dura realidade, vendo o mundo com o futuro comprometido demais a derrocada, afogado na injustiça e corrupção, sem soluções para os seus problemas, lançam-se nas drogas lícitas e ilícitas, na violência, no desânimo, na depressão, na desmotivação que é um bom investimento para as indústrias farmacêuticas e medicinais, que a cada dia tem mais doente a tratar, para a segurança pública e privada que tem mais e mais no que investir na justiça que se abarrotam de processos e assim por diante. Ou nós acordamos para este mal ou iremos ao caos como disse o nosso cantor Raul Seixas. (NÓS SENTADOS NO TRONO DE UM APARTAMENTO COM A BOCA ESCANCARADA CHEIA DE DENTES ESPERANDO A MORTE CHEGAR. TAMBÉM DIZ O PAPA JOÃO PAULO II: É IMPOSSÍVEL SERMOS FELIZES EXISTINDO IRMÃOS CARENTES DAS MÍNIMAS NECESSIDADES PARA UMA EXISTÊNCIA HUMANA). Eu diria que 90% das enfermidades e violência do povo nascem aí. Sim, é nessas horas que estamos assassinando a vida. É nessas horas que vemos a navalha picar palmo a palmo a já flagelada vida humana, e assim nos destrói vagarosamente dia após dia até que um dia nos despedimos daqui molestados por um punhado de doenças, pois, depois de tantos sentimentos sofridos no peito,tornamo-nos carteiros férteis para as enfermidades, o ódio, a tristeza, a depressão, a violência e etc. Até a morte nos devorar precocemente. Esta é a guerra fria que mata mais que as guerras travadas nos campos de batalhas. E até quando iremos permitir morrer por essa navalha que destrói em massa? Pouca diferença do massacre praticado por Hitler.

Daniel de Souza Moreira
Catas Altas – Minas Gerais 14/01/1990

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jemg: São Gonçalo disputa etapa microrregional

São Gonçalo participa de 12 a 16 de maio da etapa microrregional dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (Jemg), na cidade de São José do Goiabal. A delegação, formada por 62 alunos atletas, entre 12 e 17 anos, disputará os jogos nas modalidades Futsal Masculino e Feminino, nos módulos I e II e Voleibol Masculino, no módulo II.

Além de São Gonçalo, mais seis cidades participarão desta etapa: Rio Piracicaba, Nova Era, Bela Vista de Minas, Dionísio, São Domingos do Prata e a anfitriã São José do Goiabal.

Os atletas também representarão São Gonçalo, de 2 a 6 de junho, na cidade de São Domingos do Prata, nas modalidades Voleybol Feminino (módulo II), Xadrez Feminino (módulos I e II) e Handebol Masculino e Feminino (módulos I e II). São Gonçalo também participará do Atletismo, porém a data ainda não foi definida.

O Jemg é o maior e mais importante programa esportivo/social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. É uma competição esportivo-educacional podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros.

Na etapa Microrregional participam os alunos-atletas nas modalidades coletivas e os campeões de cada modalidade se classificam para a etapa regional.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Acidente deixa 10 feridos, e um em estado grave na br381

Um acidente de trânsito ocorrido na BR-381, entre Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo, na tarde de ontem, por volta das 17hs30, deixou pelo menos 10 pessoas feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois veículos sendo uma Ranger de Betim placa MVW-4435 que seguia sentido João Monlevade, bateu de frente com o Siena placa GVO- 8959 de Belo Horizonte.
O acidente ocorreu no km 378 da BR 381 próximo ao Posto Recreio. Cinco viaturas socorreram os feridos no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito ficou congestionado nos dois sentidos da BR.
A Polícia Rodoviária Federal atende a ocorrência de dois acidentes que aconteceram agora há pouco na BR-381. Uma delas foi um capotamento na altura do quilometro 385, sobre a ponte do Rio Uma, próximo a São Gonçalo do Rio Abaixo. As primeiras informações da Policia Rodoviária Federal dão conta de que uma pessoa estaria em estado grave.
Já no outro acidente, na altura do quilometro 336, um carro de passeio se colidiu contra uma carreta, próximo a Nova Era. Ainda não há informações sobre vitimas. A Policia Rodoviária Federal pede atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela 381, por causa da pista molhada em alguns trechos da rodovia.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

São Gonçalo recebe o Cozinha Brasil do Sesi

São Gonçalo do Rio Abaixo recebe de 11 a 14 de maio o Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi). O Programa visa promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos.

A unidade móvel ficará instalada no Senai e oferecerá informações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, através de cursos de educação alimentar. As 160 vagas disponibilizadas já foram preenchidas pelos beneficiários da Frente de Trabalho do município e pelo público.

Serão abordados temas como nutrição, influência do comportamento alimentar na saúde, higiene, manipulação e reaproveitamento dos alimentos, técnicas dietéticas e culinárias.

A intenção é que cada participante torne-se multiplicador, levando às comunidades, lares e empresas os conhecimentos adquiridos de uma alimentação inteligente.

Alunos homenageiam escritora Geraldina Antunes

Alunos do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo prestaram uma homenagem à escritora Geraldina Antunes Rodrigues. O evento foi realizado no Centro Cultura, na manhã desta quarta-feira, 5.

A homenagem faz parte do projeto "Tesouros da Nossa Terra", desenvolvido com todos os alunos da escola pelas professoras de Língua Portuguesa Luiza Maria da Silva Costa e Flávia Alves Vieira Crisóstomo. O projeto tem por objetivos valorizar escritores da cidade, incentivar escritores ocultos, contribuir para a valorização e resgate das histórias de São Gonçalo e despertar o interesse dos alunos pela arte de escrever.

O trabalho desenvolvido estuda a biografia do escritor, levantando dados sobre a sua vida desde a infância e a sua obra. Também trabalha a oralidade (recital de poemas), entrevista com o homenageado, sarau de reconto e teatro de fantoche com texto do autor.

Na apresentação, Dona Geraldina recebeu um exemplar do livro "Adaptações", com a coletânea de poemas escritos pelos alunos do Centro Educacional, baseado na sua obra. Ela também foi agraciada com uma placa em sua homenagem. Cada aluno foi contemplado com uma edição do último livro publicado pela escritora, Tesouros de Minh’Alma”.

A proposta é que a cada semestre um escritor do município seja homenageado.

terça-feira, 4 de maio de 2010

São Gonçalo tem a terceira melhor qualidade de vida da região

Município saltou da 68ª para a sétima posição entre os municípios mineiros

São Gonçalo do Rio Abaixo é a terceira cidade da região com melhor qualidade de vida. Os dados foram divulgados pela Fundação João Pinheiro no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IRMS), realizado em 2006, mas divulgado somente na última semana.
São Gonçalo foi uma das que mais cresceu entre as cidades do Médio Piracicaba. Saltou da 68ª posição na pesquisa anterior, em 2004, com o índice de 0,648, para o sétimo lugar com 0,711. A escala de avaliação vai de 0 a 1.
Na região fica atrás apenas das cidades de Itabira (0,728) e Catas Altas (0,717), quarta e quinta colocadas, respectivamente. São Gonçalo ficou logo atrás de Belo Horizonte, sexta colocada, também com um índice de 0,717. Na primeira colocação, Betim tem um índice de 0,736. As cidades de Extrema, no sul de Minas, com índice de 0,733 ficou em segundo lugar e Poços de Caldas em terceiro, com 0,732.
O IMRS disponibiliza uma base de dados que amplia informações para todos os municípios mineiros até o ano de 2007, com confiabilidade, comparabilidade e periodicidade adequadas para as dimensões consideradas: saúde, educação, renda, segurança pública, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e lazer e finanças municipais.
O índice pode ser observado na página da Fundação João Pinheiro na internet: http://www.fjp.gov.br

Aprovados no concurso público serão empossados até o final de junho

Cerca de 80 pessoas foram empossadas nesta segunda-feira

Os 362 aprovados no Concurso Público da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizado em fevereiro deste ano serão convocados até o final de junho. Já foram empossados 106 aprovados, cerca de 80 somente na tarde desta segunda-feira, 3, no Paço Municipal.
O concurso teve objetivo de preencher vagas e formar cadastro reserva pra os seguintes cargos: auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, gari, mecânico, motorista I, motorista II, pedreiro, operador de máquinas, operário e pintor.
Presente na cerimônia de posse, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, deu boas vindas aos novos funcionários. “Desejo que todos se envolvam com a administração e que participem do desenvolvimento de São Gonçalo. Parabéns pelo sucesso no concurso”, disse o prefeito.

Dia de Lazer marca comemorações do Dia do Trabalho em São Gonçalo

Evento também comemorou o aniversário do Operário Esporte Clube


A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizou no sábado, 1º de maio, as comemorações do Dia do Trabalho e dos 70 anos do Operário Esporte Clube. A festa aconteceu no estádio Célio Moreira e contou com várias opções de lazer para crianças e adultos durante todo o dia.
A abertura do evento foi feita pela Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abevit) com uma caminhada da Quadra Januário Garcia até o local do evento. Brinquedos infláveis, pipocas, sorteio de prêmios, atividades de pintura e leitura do “Projeto Ler Pra Valer em Todos os Cantos” divertiram a todos.
O cantor Tupete abriu as comemorações animando o público presente. Outra atividade marcante foi a Maratoninha que envolveu crianças de 8 a 14 anos, que além de animar e descontrair as crianças serviu como incentivo a prática de esportes.
Foi colocado a disposição da população, cortes de cabelos, serviços de manicure, entre outros.

70 anos do Operário
Em comemoração aos 70 anos do Operário Esporte Clube, foram realizadas diversas partidas no Estádio Célio Moreira. As atividades tiveram início com os alunos do projeto “Bom de Bola Bom de Escola” às 9 horas.
À 14 horas, a equipe juvenil de São Gonçalo enfrentou o Jabaquara de Barão de Cocais pelo Campeonato Infantil e Juvenil do Médio Piracicaba e venceu por 2 a 1. Logo depois o Operário enfrentou a Seleção de Bom Jesus do Amparo e empatou em 3 a 3. Os Veteranos de São Gonçalo também empataram Bom Jesus do Amparo em 2 a 2. Outra equipe dos Veteranos venceu a Seleção de João Monlevade por 3 a 2.

VI Cavalgada do Una atrai bom público e animais de qualidade

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou no último final de semana, dias 1 e 2 de maio, a VI Cavalgada da comunidade do Una. Um bom público prestigiou a abertura da festa, no sábado, que contou com grande show da dupla João Lucas e Diogo, revelação do sertanejo em Minas Gerais.
No domingo o evento teve início logo pela manhã com a Ação Social realizada no campo da comunidade. Às 12 horas teve início o concurso de marcha que reuniu 155 animais de grande qualidade. De acordo com o juiz da prova, Geraldo Eustáquio de Novaes, a cavalgada foi marcada pelo equilíbrio nas provas. “Tivemos categorias equilibradas, mas posso destacar, principalmente, o concurso das categorias Mangalarga Marchador, Égua Comum e Égua Pampa”, ressaltou.
O campeão do campeões foi o cavalo Mangalarga Marchador, Guru ZN, de Barão de Cocais, que foi premiado com R$ 500,00. O campeão reservado foi a Égua Comum, Donatela, de São Gonçalo do Rio Abaixo, que levou R$ 250,00 de prêmio.
A VI Cavalgada do Una foi encerrada com o melhor do forró cantado por Seny Fernandes.

domingo, 2 de maio de 2010

São Gonçalo do Rio Abaixo Quadra do Patrimônio já está recebendo cobertura metálica

Espaço é importante para a prática de atividades esportivas e de lazer

A quadra poliesportiva do bairro Santa Efigênia (Patrimônio) em São Gonçalo do Rio Abaixo já está recebendo a cobertura metálica. Ela também ganhou arquibancadas em uma de suas laterais e terá parte do fechamento em alvenaria e outra em estrutura metálica. A obra também prevê nova pintura do piso.
A quadra do patrimônio foi inaugurada em fevereiro de 2007 e tem grande importância na prática de atividades esportivas e de lazer.
A obra teve início no final do ano passado e fica pronta ainda no primeiro semestre deste ano.

Investidores querem instalar usina de beneficiamento de aço em São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho e o secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Noronha Bicalho, receberam a visita de investidores da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, na manhã desta sexta-feira, 30. Eles apresentaram um anteprojeto para a instalação de uma usina de beneficiamento de aço na cidade, que funcionaria no mini-distrito industrial.
De acordo com um dos investidores, Udson Santos, o interesse é instalar uma usina de beneficiamento de aço para a produção de peças para a indústria. “Viemos apresentar o anteprojeto contendo cronograma, investimentos, geração de renda e potencial de mercado, para que seja avaliada a instalação da usina em São Gonçalo”, informou.